Soirée vins de Bordeaux et fromages de France

Junho 27, 2009

Garrafas de Bordeaux vazias no final da noite

Garrafas de Bordeaux vazias no final da noite

Ontem minha professora de francês, Maria Lúcia Bártoli, reuniu os seus alunos em um espaço do Codomínio Ocean Front, aqui na Barra da Tijuca, para mostrar um documentário do Jornalista Renato Machado sobre Bordeaux, suas vinículas e seus Chateaux, que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. Na ocasião degustamos muitos rótulos de origem bordalesa harmonizados com queijos, terrines e patês.

Registrei para o meu blog alguns tópicos básicos que definem bem a região.

Com treze mil viticultores, a região de Bordeaux, é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo, a primeira é Languedoc, também na França. O clima litorâneo propicia umidade, seu solo é de pedra calcária e os cursos dos rios Garonne e Dordogne, irrigam a terra. Tudo isso colabora para que o ambiente seja quase perfeito para a cultura de vinhedos. Suas vinícolas produzem vinhos de mesa para o dia-a-dia, assim como os mais prestigiados e caros do mundo, número que chega a 700 milhões de garrafas anuais, perdendo apenas para a região do Languedoc.

Os Châteaux Lafite-Rothschild, Margaux, Latour, Haut-Brion, Mouton Rothschild, Ausone e Cheval Blanc, são os produtores dos tintos Premier Cru da região, que estão entre os melhores vinhos que existem.

Os vinhos tintos e o Sauternes, são os destaques dos bordaleses. Ainda assim, Bordeaux produz vinhos brancos, vinhos rosés e vinhos espumantes (Crémant de Bordeaux). O tinto de Bordeaux é feito com a mistura das uvas, geralmente usam a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Malbec e Carmenére, esta última está em extinção nesta região.

O branco bordalês é feito a partir das uvas: Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle. Sauternes é uma sub-região do Graves, conhecida por seu vinho branco de sobremesa intensamente doce, que é o resultado da ação de um fungo chamado Botrytis Cinerea, popularmente conhecido pela denominação de nobre podridão.

A produção de vinhos teve início por volta do ano 48 a.C, durante a ocupação romana de St. Émilion, quando o Império estabeleceu vinhedos para o cultivo de vinho para seus soldados, mas apenas em 71 d.C foram registradas as primeiras evidências da existência de vinhedos na região de Bordeaux. As primeiras grandes extensões de vinhedos franceses foram criados em Roma, em torno de 122 d.C, localizava-se na atual região de Languedoc.

Foi uma noite muito agradável, a chuvinha fina ajudava a completar o clima aconchegante.  Ganhei bolo de aniversário feito com iogurte, uma delícia! Maria Lúcia possui vários dons, entre eles o de ensinar, de receber, de passar amor e de harmonizar, aliás isso ela sabe fazer muito bem!

Leila Branco e Maria Lúcia Bártoli

Leila Branco e Maria Lúcia Bártoli

m

6 Responses to “Soirée vins de Bordeaux et fromages de France”

  1. Maria Lucia Bartoli Says:

    Mon chéri,

    Tu as raison. C’était une soirée vraiment très agréable ! Merci beaucoup de tes mots si gentis! La prochaine fois tu vas nous apprendre une de tes recettes magnifiques, EN FRANÇAIS, d’accord?

    Ecio, ton blog est merveilleux! Je te souhaite de plus en plus de succès. Tu le mérites!
    Gros bisous.
    Maria Lúcia.

  2. Edson Says:

    Écio,

    Você sintetizou muitíssimo bem a noite na qual desfrutamos de um convívio descontraído e agradável como sempre é quando Maria Lúcia reúne seus alunos.
    E, os vinhos de Bordeaux nos transportaram para aquela região que conhecemos e que nos trazem tantas boas lembranças.
    Parabéns a você pelo seu blog que está excelente e por sua capacidade de enriquecer nosso convívio com sua presença e seu trabalho.
    Um grande abraço.
    Edson Liberalino

  3. Ecio Cordeiro de Mello Says:

    Traduzindo:

    Meu querido,

    Você está certo. Foi uma noite muito agradável! Muito obrigado por suas palavras amáveis! A próxima vez que você vai ensinar uma das suas maravilhosas receitas, em francês, certo?

    Ecio, seu blog é maravilhoso! Desejo-lhe o maior sucesso. Você merece!
    Muitos beijos.
    Maria Lúcia.

  4. Leila Branco Says:

    Concordo com você Ecio. Foi um encontro muito especial. Viajar pelas vinículas e Chateaux através do documentário do Renato Machado foi um deleite. Mas acima de tudo, o deleite maior ,foi estar na companhia de amigos tão queridos. Todos ali me são pessoas muito caras.
    Hoje escrevi a Maria Lúcia:”Você é demais!!!!! Nosso encontro foi um sucesso graças a você.
    Para mim é maravilhoso fazer parte deste grupo. Toda vez que estou nas aulas,toda vez que estou junto de você, do Edson e do seu grupo de alunos, tenho sempre momentos muito prazerosos.” Este é um sentimento verdadeiramente legítimo.
    A Maria Lúcia tem a capacidade de transformar seus alunos em grandes amigos o que nos faz também amigos de todos. Por isso nossos encontros são sempre tão alegres e descontraídos.
    Você Ecio dá uma grande contribuição ao nosso grupo quando nos brinda com sua adorável companhia e a energia luminosa de sua alma.
    Este blog está um show! Estou me sentindo o “gás da CocaCola” por estar participando dele. Muito sucesso sempre. Bisous

    • Suzy Frias Says:

      Ecio. Foi muito bom desfrutar da sua companhia nesta degustação. Você só nos acrescenta saber e simpatia.
      Parabéns pelo blog e por ser amigo de Maria Lúcia e Edson.
      Bjs
      Suzy Frias

  5. Elisa Plass Says:

    Écio, muito obrigada pela estória tão bem contada a respeito dos vinhos da região de Bordeaux. A noite foi realmente maravilhosa e como muito bem dissestes, a Maria Lúcia é uma anfitriã de primeira linha. Parabéns pelo blog… já está na minha lista de favoritos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: