Guioza

Junho 26, 2009

Oriundo do note da China, o guioza é um bolinho feito com farinha de trigo, água e uma pequena quantidade de ovo, recheado com carnes variadas ou legumes, pode ser preparado no vapor, cozido na água ou frito. Para os chineses o guioza é conhecido como “jiozi” e o ideograma da palavra representa meia-noite, simbolizando também a lua. E de acordo com sua cultura ele costuma ser servido em banquetes, comemorações e festivais. Principalmente na passagem de Ano Novo, pois para eles a quitute simboliza fartura.
É difícil precisar exatamente quem o criou, mas hipóteses apontam para os chefs de cozinha da dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.). Foi nesse período onde apareceram os primeiros registros desta iguaria.
Existem diferenças entre o guioza feito na China, no Japão e no Brasil. Na China o preparo de uma massa mais grossa e é servido como prato principal. No Japão, a massa é mais fina, o recheio normalmente tem alho e cebolinha e é servido como acompanhamento ou entrada. Já no Brasil, segue-se o estilo japonês.

Daniele Souza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: